Powered By Blogger

Busca

Sejam benvindos ao Portal da Vovó. Sua opinião é muito importante para nós. Envie suas sugestões ou opinião para o e-mail: biabrasilmulher@hotmail.com

Um pouco de reflexão pra vovó... e porque não para o vovô?



O poema do vídeo é da poetisa goiana Cora Coralina ao som de Khaty Troccoli & Beach Boys

Vencendo o fantasma da osteoporose

A osteoporose é uma doença na qual os ossos se tornam frágeis e susceptíveis a fratura. Se não tratada a osteoporose pode progredir sem sintomas até os ossos quebrarem. Estas fraturas podem ocorrer em qualquer parte do corpo principalmente no quadril, coluna e punho. As fraturas normalmente têm danos sociais, emocionais e físicos incalculáveis para o indivíduo.
A osteoporose quase nunca dói, e quando acontece de doer é porque houve fratura ou uma patologia associada chamada de síndrome dolorosa miofascial ou a osteoartrose, mais comuns em idades mais avançadas.
A baixa massa óssea (osteoporose ou osteopenia) é um problema importante de saúde pública que afeta milhões de pessoas, cerca de 55% da população brasileira. Apesar das mulheres apresentarem chance quatro vezes maior de a desenvolverem, os homens também padecem desta doença.
Fatores de risco para o desenvolvimento da osteoporose -

Predisposição genética - em indivíduos de baixo peso e estatura e que têm a ossatura delicada; pertencentes à raça branca ou asiática; e que têm parentes próximos com o osteoporose.
Menopausa - quando ocorre a queda nos níveis de estrógeno, que é um hormônio importante na deposição do calcio nos ossos. Para prevenir a osteoporose é preciso que haja uma preocupação desde a adolescência principalmente, para as mulheres. A quantidade de massa óssea que conseguimos juntar na adolescência fará com que no envelhecimento tenhamos maior resistência contra fraturas. Isso se torna mais importante por sabermos que nem todas as mulheres podem ao menopausar submeter-se a reposição hormonal devido ao risco de outras doenças.
Sedentarismo - ausência de exercícios físicos e de exposição ao sol do inicio da manhã (“sol de bebê” das 6hs às 7hs da manhã). Os exercícios físicos devem ser realizados de forma regular. Para pessoas mais idosas o indicado é caminhar aproximadamente 40 minutos de preferência todos os dias, respeitando sempre os limites de cada um e o conselho do seu médico.
Dieta alimentar - caso seja pobre em alimentos que contenham cálcio (leite e derivados). Devem ser consumidos alimentos ricos em cálcio como leite e derivados podendo esses serem inclusive dos tipos light ou desnatado.
O exame que pode ser feito para medir o nível de perda da massa óssea é chamado de densitometria óssea e é indicado para as pessoas que apresentam pelo menos dois fatores de risco para o desenvolvimento da doença. Nestes casos, a determinação da massa óssea é importante para decidir o tipo de tratamento.
Antes de realizar tratamentos odontológicos como ortodontia ou implantes dentários, é importante uma avaliação MÉDICA sobre a qualidade óssea do paciente.
A ocorrência de osteoporose/osteopenia, em muitos casos, contra-indica implantes dentários e tratamentos ortodônticos devido a pobre qualidade óssea que o torna incapaz de manter o resultado dos tratamentos realizados, ou seja, o implante no lugar onde foi fixado, e os dentes corrigidos na nova posição obtida.

 
Fonte:  http://www.tratandodor.com/